domingo, 28 de novembro de 2010

O poder da palavra.

Você já desejou algo com toda a sua força e fé, e a conseguiu? Já correu atrás de algo e, quando conseguiu, sua alegria ficou bem clara para todos que te conhecem? Existe uma sábia frase que diz que quando desejamos algo com todo o nosso coração, o universo conspira ao nosso favor. E eu acredito nisso. Acredito também no poder do retorno. Tudo aquilo que você deseja pra alguém, retorna três vezes maior para você.
Viu como essas frases são inspiradoras? Você até se animou quando leu o primeiro parágrafo. Mas é pra se animar mesmo! Pra sorrir até pra aquela vizinha chata que reclama do seu gato. Essas frases te fazem refletir. E, talvez, quem me dera, consiga mudar um pouco seus sentimentos e te traga uma ar mais feliz e puro para respirar. Porquê tudo o que precisamos, ás vezes, pode ser apenas uma palavra de incentivo, de coragem: "Vai lá, pode ir que é seguro! Aguenta firme, você vai conseguir! Segue teu coração!"
Mas as palavras também podem te fazer mal, te entristecer, te machucar profundamente. Nada pior do que uma palavrada na cara. Um tapa, depois de algum tempo, a dor cessa. Mas e uma palavrada? As palavras machucam o que não tem remédio que cure, gelo que encoste. As palavras machucam o coração. Pode passar anos, você pode esquecer fotos, lugares, mas aquela palavrada fica ali, intacta. Como se nada pudesse cicatriza-la.
Por isso, desde sempre, temos que ter a delicideza do que magoa, e do que pode ser levado na brincadeira. Tem coisas que, para você, não são nada mais do que uma piada, mas aquilo pode magoar tanto uma pessoa, que seria impossível trazer aquela pessoa de volta ao que era antes. Ser sincero, não é sinônimo de inconveniente. Mais uma frase inspiradora: "antes de atirar a flecha da verdade, molhe sua ponta no mel". Não me perguntem de quem é, só sei que é um provérbio chinês que li num livro do Paulo Coelho.
Mas não quero falar de frases inspiradoras, mas sim do cuidado que devemos ter ao falar com alguém. Já fiz uma pessoa chorar com palavras que, para mim, não passavam de uma brincadeira entre amigas. No momento achei que fosse drama, pedido de atenção. Quando o tempo passou, tive a certeza que eu deveria ter sido mais delicada, e parar no primeiro pedido. Enfim, cuidado com o poder das palavras, elas sempre voltam pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário